Os estudantes de cursos de espanhol em Espanha devem saber que, como em outros muitos países, se chama com o mesmo nome a bebida estimulante, o grão com que esta se elabora, assim como a planta que produz ou o lugar onde se consome. Em Espanha, os estabelecimentos onde se consome chamam-se café, ou também cafetería, ainda que o café se consome em todo tipo de bares e restaurantes.
Os tipos de cafés mais frequentemente consumidos podem mudar sua denominação ou formato segundo a região da Espanha, mas as denominações básicas são as mesmas. A continuação enumeramos as variedades mais conhecidas, para que os estudantes de cursos de espanhol contenham uma guía de cafés na Espanha que lhes valerá em qualquer cidade ou região da Espanha.
As variedades são:
“Café expreso”, “café sólo”, ou simplesmente “café”, geralmente é servido em xícara de cafézinho, inclui uns 30 mililitros de bebida.
“Café cortado”, se trata de um café expresso com um pouco de leite, entre 5 e 10 mililitros, para reduzir a acidez do café.
“Café con leche”, se adiciona ao café uns 100 mililitros de leite, e pode servir-se, ao gosto do cliente, pedindo com leite frio, morno, quente, ou muito quente. Também pode ir acompanhado com um pouco de nata (chantilly). As vezes se pede em copo ou xícara grande, com mais quantidade de leite, especialmente se é o café da manhã.
“Café corto”, se trata de um café expresso de uns 15 mililitros, ou seja, a metade de um café normal, mas com a mesma dose de café, é mais forte.
“Café largo”, é um café expresso com a mesma dose, mas de um tamanho algo superior, uns 40 ou 50 mililitros, tornando-se uma variedade mais suave.
“Café americano”, é a quantidade de café para uma xícara de maior tamanho que o café largo, podendo ser de 60 a100 mililitros.
“Café doble”, é um café expresso de 30 mililitros, porém, com o dobro da quantidade de café.
“Leche manchada”, também chamada “café con leche, corto de café”. Se trata de uma xícara de leite com um pouquinho de café.
“Café con hielo”, se serve um café expresso, mas acompanhado com um copo com gelo. O próprio cliente verte o café quente sobre o copo com gelo.
“Café del tiempo”, se trata de um café com gelo acompanhado de uma fatia de limão.
“Bombón”, é um café expresso acompanhado de leite condensado.
“Café helado”, também chamado café granizado. Geralmente se bebe no verão, especialmente nas sorveterias do mediterrâneo. É um café que se congela e se conserva na forma de granizado em grandes depósitos para servir de forma similar a outras bebidas geladas (horchata, limão granizado…)
“Blanco y negro”, se trata de um café granizado acompanhado de sorvete de mantecado, que é o sabor creme, elaborado com ovo, em lugar de baunilha.
“Café filtro” ou “café de Melita”, se trata de um café de uso doméstico ou para o consumo nos escritórios. O nome Melitta vem da marca que o popularizou neste país.
“Café instantáneo”, é o extrato de café desidratado, que se usa para combinar diretamente com água quente. Em Espanha é mais frequente seu uso descafeinado, que veremos no siguente post. Os novos cafés em cápsulas, popularizados por Nespresso, são uma versão deste tipo de café.
Imagem: Na cafetería, de popsique http://goo.gl/tyo7BN