Tradições de Espanha para as aulas de Espanhol: A gorjeta na Espanha

outubro 7th, 2011

No post de hoje vamos falar sobre um assunto que sempre causa dificuldades aos estudantes estrangeiros que vem à Espanha aprender espanhol – a gorjeta. Este costume é muito comum em vários países, sendo que em alguns é inclusive obrigatório (embora não haja nenhuma lei escrita). Porém em nosso país é diferente.

Na Espanha, deixar gorjeta é considerado um ato de recompensa ao bom serviço prestado por garçons, ou pela qualidade do produto consumido, mas em nenhum momento é obrigatório. Ao contrário, deixar gorjeta é uma atitude totalmente voluntária. Assim, se você estiver realizando um curso de espanhol na Espanha, não se sinta pressionado nem mal se você decidir não deixar nenhuma gorjeta, já que esta é uma decisão sua – a de recompensar o bom ou o mau tratamento recebido.

Gorjeta em um prato

Gorjeta em um prato

Em muitos países deixar gorjeta é considerado uma obrigação. Inclusive, em muitos deles, o valor já se encontra incluído na conta, como no Brasil. Em lugares como Estados Unidos, México ou Porto Rico, é obrigatório deixar uma gratificação de 10 a 15% do valor da conta, já que o salário fixo não é muito alto e as gorjetas ajudam a aumentar um pouco a renda dos garçons.

Em outras culturas, receber gorjetas tem uma conotação negativa e rude. Nos países asiáticos, principalmente, este costume não é aceito, e é inclusive considerado uma ofensa. Na Espanha, algumas pessoas deixam em média de um euro de gratificação se o valor da conta não for alto e, quando for maior, chegam a deixar até cinco euros.

Assim, a partir de agora, quando você for almoçar ou jantar com seus colegas da escola de espanhol, você já sabe que não tem a obrigação de deixar gorjeta, mas se o fizer, alegrará o dia do garçom!

Imagem gorjeta. Daquella Manera. http://bit.ly/q5Hnqr

Leave a Reply