Se um estudante leva algo consigo de sua estada para estudar espanhol na Espanha é a sesta. Este hábito, tão popular e amado em nosso país pelos nativos e também pelos estrangeiros que visitam a península, é ideal para que se tenha um momento relaxante depois do almoço ou mesmo antes de ir a sua aula na escola de espanhol.
Este costume, cujo termo foi criado pela língua espanhola, não existe somente na Espanha, mas em outros países como Índia, China, México e Taiwan, sendo que também está cada vez mais popular na Alemanha, Áustria e França. Além disso, muitas empresas americanas e japonesas introduziram um curto período de tempo na jornada de trabalho de seus funcionários destinado para a sesta, já que aumenta o desempenho no trabalho.
A sesta, ou o que o escritor espanhol Camilo José Cela definiu como Yoga Ibérico, é tirada depois do almoço, entre as 13 e 16 horas, sendo que os especialistas recomendam que não ultrapasse 30 minutos, já que se o cochilo durar mais pode causar insônia durante a noite. Recomendamos a todos os estudantes de espanhol que sesteiem um pouco depois de almoçar, todos os dias, não somente por ser este um costume espanhol, mas por ser benéfico para a saúde, já que ajuda na digestão e, acima de tudo, porque combate o stress e a fadiga física e mental.
Não são todas as pessoas que têm o hábito de tirar a sesta, alguns porque não querem e outros porque não podem. Porém, se você tiver alguns minutos disponíveis depois da refeição em casa, no trabalho ou na sua escola de espanhol, não hesite em descansar um pouco, seja no sofá, na cama ou em um parque da cidade em que você estiver para aprender espanhol.
Image sesta. Mgpanoramico. http://bit.ly/xFP5Aj