É considerado o representante mais importante do modernismo arquitetônico e um dos mais ilustres personagens da história da arquitetura mundial. Revolucionou o mundo da construção com suas obras, procurando a perfeição e originalidade em tudo que fazia.
Sua capacidade de quebrar padrões e criar soluções em busca de uma nova linguagem arquitetônica deu a Barcelona o caráter que tem hoje. Portanto, os estudantes que estiverem fazendo um curso de espanhol em uma das muitas escolas de espanhol em Barcelona, têm a oportunidade de admirar as grandes obras de Antonio Gaudi.
As principais obras do arquiteto se encontram na cidade de Barcelona, sendo que sete foram declaradas Património Mundial pela UNESCO: o Parque Güell, o Palácio Güell, a Casa Milà, a Casa Vicens, a Casa Batlló, a Cripta da Colonia Güell e a Sagrada Família.
A mais importante e conhecida obra de Antonio Gaudí, para a qual ele dedicou grande parte de sua vida, é a Sagrada Família. O arquiteto nunca chegou a vê-la concluída, já que morreu em 1926 atropelado por um bonde. Hoje em dia seguem as obras na Sagrada Família, sendo este um dos monumentos mais visitados da Espanha.
Suas obras também se encontram na Catalunha e em Maiorca, como as Adegas Güell em Garraf e a restauração da Catedral de Maiorca. No resto da Espanha encontram-se quatro obras do arquiteto, destacando-se El Capricho em Comillas (Cantabria) e o Palácio Episcopal em Astorga (León). Assim, se você se encontra em alguma destas cidades para aprender espanhol na Espanha, recomendamos que você vá apreciar estas maravilhas da arquitetura.
Gaudí foi um arquiteto reconhecido dentro e fora da Espanha e, hoje em dia, é admirado tanto por profissionais da área quanto pelo público em geral. Suas obras refletem sua forma de entender a arquitetura, a arte, a sociedade e, por tudo isso, muitas de suas obras foram declaradas Patrimônio Mundial.
Imagem El Capricho. Jim Anzalone. http://bit.ly/opuzll
Imagem Gaudí. Canaan. http://bit.ly/qrQhzY