Algumas escolas de espanhol em Santiago de Compostela, assim como em outras de cidades da região da Galícia como Vigo, Corunha, Betanzos, entre outros, os estudantes de espanhol realizam atividades de preparação de pratos típicos, sendo um deles o “pulpo á feira” (polvo ao estilo feira).
Da magnífica gastronomia da Galícia, pode ser que este seja o prato mais conhecido, ainda que no resto da Espanha seja chamado de “pulpo a lagallega” (polvo à galega). Embora seja o prato tradicional desta região, seu consumo se difundiu por toda a Espanha como uma “tapa” (petisco). Assim, se você estiver realizando um curso em alguma das inúmeras escolas de espanhol na Espanha, não perca a oportunidade de experimentar esta iguaria.
Apesar de ser conhecido na Espanha como “pulpo a lagallega”, seu nome correto é “pulpo á feira” ou “polbo á feira”, devido ao fato de este prato estar sempre presente nas festas, feiras e romarias da Galícia.
Existem muitas maneiras de preparar o polvo, mas a forma mais conhecida é a de cozinhá-lo em uma panela de cobre, tal e qualfazem tradicionais “pulpeiras” (nome dado às mulheres que, com suas panelas, cozinham o polvo ao ar livre). Após o cozimento, o polvo é cortado e servido em uma tábua de madeira com azeite de oliva, pimenta e grãos de sal grosso.Em muitas cidades da Galícia, as “pulpeiras” saem às ruas em um domingo por mês para preparar o “pulpo á feira”.
É um prato típico nos dias de feira, onde é muito consumido por galegos e turistas. Por isso, na Galícia, há uma série de eventos gastronômicos que têm o polvo como protagonista. O principal deles é a “Fiesta delPulpo de Carballiño” (Festa do polvo em Carballiño) em Ourense, que ocorre no segundo domingo de agosto e recebe anualmente cerca de 60.000 pessoas. Nesta festa, em um único dia, são consumidas em torno de 50 toneladas de polvo, já que se diz que nesta província, a única sem costa dentre as quatro que compõe a região, come-se o melhor polvo da Galícia.
Se você está fazendo um curso de espanhol em alguma cidade da Galícia, aproveite para experimentar e até mesmo preparar este prato.