Quando o mês de julho se aproxima, a cidade espanhola de Pamplona começa a preparar-se para a festa mais importante do ano, os Sanfermines, uma festa em celebração a San Fermín (São Firmino). Tais festejos são muito conhecidos a nível internacional e atraem pessoas de todas as partes do mundo, fazendo deste evento uma grande oportunidade para que os estudantes de espanhol possam aproveitar uma das festas mais representativas da Espanha.
A festa começa ao meio-dia do dia 6 de julho com um “tiro” de fogos de artifício da sacada da Prefeitura, e, como toda festa popular em Navarra, tudo começa com o lançamento de um rojão. O tiro, junto com a frase “Pamploneses, Pamplonesas, Viva San Fermín, Gora San Fermín!”, transforma-se em um dos pilares da festa e é a partir daí que começa a apresentação dos espetáculos e eventos.
A atividade mais famosa e espetacular de Sanfermines é o encerramento, uma corrida na frente ou acompanhando uma manada de touros e bois, que começa às oito da manhã e passam pelas ruas da parte velha de Pamplona, finalizando na Praça dos Touros, no que se atravessa um total de 895 metros. Estes encerramentos ocorrem entre 7 e 14 de julho, e é uma atividade perigosa, que conta com uma grande participação de turistas e cidadãos de Pamplona. Antes de iniciar a corrida de touros, todos os participantes entoam a oração de São Fermino, uma canção para pedir-lhe ajuda: “A San Fermín pedimos por ser nuestro patrón, nos guíe en el encierro dándonos su bendición. Viva San Fermín! Viva! Gora San Fermin! Gora!”.
Na cidade se realizam também outras atividades durante os festejos, como o famoso Riau-Riau, que consiste em uma percorrida desde a Prefeitura até a igreja de São Lorenzo, na qual milhares de pessoas cantam e dançam a valsa “A Alegria de São Firmino”, onde há o desfile de gigantes e cabeçudos (a “comparsa”), símbolos emblemáticos da festa, fogos de artifício, o touro de fogo e o encerramento da Villavesa, entre muitas outras atividades.
Os estudantes de espanhol em Pamplona devem saber que para irem à festa de São Firmino necessitam ir vestidos com a roupa típica destas festas - camiseta e calça brancas. A faixa vermelha da cintura e o lenço no punho devem ser atados no pescoço depois do tiro inicial, nunca antes. Além do mais, devem conhecer e cantar em todos os momentos o hino oficial das festas:
“Uno de enero, dos de febrero, tres de marzo, cuatro de abril, cinco de mayo, seis de junio, siete de julio, ¡SAN FERMÍN! Uno de enero, dos de febrero, tres de marzo, cuatro de abril, cinco de mayo, seis de junio, siete de julio, ¡SAN FERMÍN! A Pamplona hemos de ir, con una media, con una media, a Pamplona hemos de ir con una media y un calcetín”
As festas terminam à meia-noite do dia 14 de julho na Praça da Prefeitura, e é lá que milhares de cidadãos cantam com tristeza a canção de despedida: “Pobre de mí, pobre de mí, que se han acabado las fiestas de San Fermín. Pobre de mí, pobre de mí, que se han acabado las fiestas de San Fermín”.
Imagem chupinazo. Pablo Izquierdo. http://bit.ly/lRFuI7
Imagem encierro. Alvaro Barrientos. http://bit.ly/kOynro