Nestes tempos em que vivemos, imersos na globalização econômica e social, é indiscutível que falar um segundo idioma é algo importante, independente da área que você atue ou atuará. Infelizmente, muitas pessoas não iniciam sua aprendizagem em outro idioma pela desculpa da falta de tempo e por isso nos perguntamos: quantas horas são necessárias para aprender um outro idioma?
Temos que deixar bem claro que nem todas as pessoas aprendem uma língua com a mesma rapidez. Existe uma determinada idade em que é mais fácil adquirir conhecimentos, também há pessoas com mais facilidades que outras, dentre outros fatores. Entretanto, isto não significa que seja mais difícil para estes ou ainda que não serão capazes de falar outro idioma. Segundo um estudo realizado pela “Foreign Service Institute (FSI)”, do Departamento do Estado dos Estados Unidos, responsável pela política exterior deste país - baseando seus estudos em um cidadão inglês nativo, sem conhecimentos prévios do espanhol e com uma boa capacidade para aprender outros idiomas - uma pessoa necessitará de 600 horas de aula para aprender o espanhol. São dados publicados neste informe da FSI, que classifica os idiomas por categorias segundo seu grau de dificuldade para aprender a partir da língua mãe, neste caso, o inglês:
Trata-se de estimativas, porém podem servir para acabar com as desculpas para não se estudar outros idiomas. Para aqueles que dizem não ter tempo, gostaríamos de lembrá-los que com um pouco de dedicação, o aprendizado é possível. Se um ano possui 8.760 horas, das quais 2.920 passamos dormindo (8hs ao dia), 1.100 horas entre o café da manhã, almoço e jantar, mais umas 1.700 horas trabalhando, nos restam cerca de 3.000 para dedicarmos uma parte dela para o estudo de outro idioma.
Claro que sabemos que é recomendável o entretenimento, a leitura, assistir TV ou um filme, viajar… E por que não fazê-lo em outro idioma? Por que não dedicar também um pouco destas horas para estudar ou praticar este idioma? Ou então, por que não viajar para fora do país e aprender este idioma diretamente em seu país de origem?
O espanhol encontra-se no grupo l, categoria que se caracteriza pela sua proximidade ao inglês (entre outras línguas) assim como pela sua facilidade de aprendizagem, pois bastam 600 horas letivas para se alcançar um bom nível de competência em compreensão e expressão oral.
Está claro que qualquer pessoa é capaz de aprender um outro idioma com a motivação e a dedicação suficiente. Sem dúvida que este será um dos melhores investimentos que você poderá fazer, e também um dos que mais você tirará proveito no futuro.
Imagem academia espanhola. Iria Flavia. http://bit.ly/iCiKmb