Quer seja para molhar o pão, para presentear, para temperar uma salada ou cozinhar, não há nada melhor do que usar o azeite de oliva, esse produto típico espanhol. Junto com o Jamon (presunto parma) e o vinho, é um dos produtos preferidos pelos espanhóis, turistas e estudantes de escolas de espanhol na Espanha.
Além disso, não é apenas um dos componentes chave em muitos dos pratos da cozinha espanhola, especialistas dizem que é um ingrediente que traz grande benefício para a prevenção da saúde. Então, se você está fazendo um curso numa escola de espanhol em Espanha, você deve aproveitar em usá-lo em todas suas receitas.
O azeite é feito a partir do fruto da oliveira, uma árvore introduzida na Espanha pelos fenícios e gregos, séculos a.C. Desde então, a produção em Espanha tem sido muito importante, e é atualmente o maior produtor e exportador de azeitonas e azeite de oliva do mundo. Em 2010 produziu 40% do azeite consumido em todo o planeta.
A área principal de produção em Espanha e no mundo está em Andaluzia. A cidade de Jaen e a maior produtora de azeite, que o levou a ser chamado de “Capital mundial do azeite.” Também importante na produção e nessa ordem: Córdoba, Granada, Sevilha e Málaga.
O azeite de oliva espanhol tornou-se um dos produtos principais da cozinha espanhola no mundo, por isso recomendamos a todos os estudantes de escolas de espanhol em Espanha que não deixem de experimentar este delicioso sabor, se possível em diferentes variedades de oliva, cada uma com suas características. As mais importantes são: hojiblanca, picual, arbequina e cornicabra.
Imagem torrada. Xurde. http://bit.ly/wpQ8dg