O flamenco é o estilo musical da Espanha mais conhecido em todo o mundo. É uma mescla de música e dança convertida em arte, uma forma de expressar os sentimentos e a paixão através da dança e do canto. Seu reconhecimento internacional tem sido tão importante, que em 2010 foi considerado pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
O gênero flamenco nasceu no século XVIII na Andaluzia e com o passar dos anos foi evoluindo até se converter em algo único, um espetáculo que todas as pessoas que chegam à Espanha para realizar o turismo idiomático para aprender um segundo idioma não podem perder.
O canto, a dança e a guitarra são os três elementos fundamentas da música flamenca que acompanham esse estilo durante toda a sua história. Existe uma grande variedade de músicas flamencas, os chamados palos. Cada palo se distingue por seu caráter, seu ritmo e sua harmonia na hora de expressar os sentimentos. Entre eles existe um que se destaca por sua peculiaridade na interpretação: El Cante Jondo, que representa o lado mais antigo do flamenco e o seu mais profundo sentimento.
A revolução do flamenco foi impulsionada pela influência de outros estilos musicais, que desembarcaram na etapa da Fusão Flamenca e, mais tarde, no Novo Flamenco. Aqui é onde nascem os cantores místicos do flamenco espanhol como Paco de Lucía, Camarón de la isla ou Enrique Morente e outros reconhecidos cantores atuais, como José Mercé, mais conhecido como El Cigala.
O flamenco é puramente andaluz e por isso é normal que nunca falte nas grandes festas celebradas na Andaluzia, mesmo que nelas geralmente sejam apresentados outros estilos paralelos ao flamenco, porém são ritmos mais populares, como as rumbas ou as sevillanas (sevilhanas). As celebrações mais conhecidas são a Feira de Abril, em Sevilha, a Feira de Málaga, celebrada em agosto, e Las Fiestas Del Corpus em Granada, no mês de junho.
Porém o melhor flamenco pode ser desfrutado durante todo o ano nos tablados locais, acompanhado de uma bebida e da gastronomia da cidade ao mesmo tempo em que está sendo apresentado o canto e a dança flamenca. Por isso se você estiver em Andaluzia fazendo turismo para aprender a língua espanhola visite uma dessas casas de show.
Muitas das escolas de espanhol na Espanha, sobre tudo as de Andaluzia, oferecem aos seus alunos aulas de dança flamenca. Ademais, este estilo musical está sendo bem acolhido em todo o mundo uma vez que em muitos países espalhados por todos os continentes existem escolas de flamenco.
Imagem tablao. Vkurland. http://bit.ly/zWBUWJ