O roteirista, produtor e diretor Pedro Almodóvar é um gênio do cinema e um dos maiores expoentes do cinema espanhol a nível mundial. Seus filmes estão lhe proporcionando inúmeros prêmios e o reconhecimento em muitos países, por isso é importante que você aproveite e assista aos seus filmes se estiver estudando espanhol.
Almodóvar começou a sua carreira nos ano 80, convertendo-se em um dos ícones do movimento madrileno, movimento cultural que surgiu na capital da Espanha naquela década, com títulos como “Pepi, Luci, Bom e outras garotas de Montão” ou “Que fiz eu para merecer isto?”. Porém o filme que levou ao seu primeiro prêmio de reconhecimento, não somente na Espanha como em âmbito mundial, foi “Mulheres à beira de um ataque de nervos”, em 1988, com a qual conseguiu 16 indicações aos prêmios Goya e uma indicação como melhor filme de língua estrangeira no Oscar.
Almodóvar continuou dirigindo trabalhos que tiveram êxito, porem foi em 1999 quando o diretor finalmente se consagrou na carreira com “Tudo sobre a minha mãe”, um filme que lhe proporcionou muitos prêmios em todo o mundo, entre eles o Oscar de melhor filme de língua estrangeira. No ano de 2002, novamente foi indicado ao Oscar com o filme “Fala com ela”, nas categorias melhor roteiro, na qual foi o vencedor, e melhor diretor.
Desde então, Pedro Almodóvar continuou colhendo êxitos com os seus filmes “Má educação”, “Volver”, “Abraços Partidos” e a “Pele que habito”, filmes que provavelmente sejam recomendados se você estiver estudando espanhol.
Em muitos dos seus filmes participaram alguns dos atores espanhóis mais influentes no mundo do cinema, como Antonio Banderas, Penélope Cruz e Javier Bardem. Portanto, se estiveres estudando espanhol na Espanha não podes deixar de assistir os filmes desse grande diretor.
Imagem Pedro y Burton. Cynsimp. http://bit.ly/almodovarburton