O “Pacharán” (licor de abrunho) é um licor tradicional muito consumido na região de Navarra e em outras partes da Espanha, que já era conhecido e bebido pelos cidadãos da região desde a idade média. É uma bebida que muitos estudantes frequentando aulas de espanhol nas zonas de Navarra, La Rioja ou País Basco já experimentaram.
O licor, produzido principalmente em Navarra, é uma bebida derivada de álcoois naturais obtida pela maceração de abrunhos (fruto do abrunheiro) em erva-doce, que tem um teor alcoólico final entre 25% e 30%. Possui aroma e sabor frutado, agradável e doce, cor vermelha ou rosa intenso e aspecto atraente.
Em geral, é bebido em uma taça ou copo de vidro fosco, que consegue esfriar a bebida sem a necessidade de usar gelo, já que este quando derrete reduz o sabor do Pacharán. É perfeito para se beber depois de uma refeição, principalmente por sua ação digestiva e sabor doce. Assim, se um dia você for almoçar ou jantar com seus colegas da escola de espanhol, notará que é comum que o garçom do restaurante ofereça uma taça de Pacharán depois da sobremesa.
É uma bebida que pode ser muito traiçoeira para aqueles que não a conhecem, já que seu sabor agradável convida a beber mais uma taça, o que tem como consequência uma ressaca no dia seguinte. Por isso, nosso conselho: se você quiser ir em perfeito estado a seu curso de espanhol padrão, básico, intensivo ou DELE, consuma apenas um copo de pacharán.
Imagem frasco pacharán. Ardo Beltz. http://bit.ly/vnLjnH