Archive for the ‘Gastronomia espanhola’ Category

O azeite de oliva, ouro líquido espanhol

quarta-feira, março 7th, 2012

Quer seja para molhar o pão, para presentear, para temperar uma salada ou cozinhar, não há nada melhor do que usar o azeite de oliva, esse produto típico espanhol. Junto com o Jamon (presunto parma) e o vinho, é um dos produtos preferidos pelos espanhóis, turistas e estudantes de escolas de espanhol na Espanha.

Além disso, não é apenas um dos componentes chave em muitos dos pratos da cozinha espanhola, especialistas dizem que é um ingrediente que traz grande benefício para a prevenção da saúde. Então, se você está fazendo um curso numa escola de espanhol em Espanha, você deve aproveitar em usá-lo em todas suas receitas.

O azeite de oliva, comida para os estudantes de espanhol

Uma torrada com azeite de oliva

►…leia mais sobre o azeite de oliva, ouro líquido espanhol

Escolas de espanhol e gastronomia: O Gaspacho

quinta-feira, fevereiro 9th, 2012

Quando falamos da gastronomia espanhola automaticamente nos recordamos da paella, a tortilla de batata ou o presunto, porém outro dos pratos tradicionais da cozinha espanhola e reconhecido internacionalmente é o gaspacho. Um tipo de sopa fria feita à base de uma mistura de hortaliças (pepino, tomate e pimentão) e com pão, azeite de oliva, alho, sal e vinagre. É muito apreciado pelos estudantes das escolas de espanhol da Espanha.

Existem diversas variedades deste prato, porém a mais conhecida é o denominado gaspacho andaluz, já que a sua origem e o seu maior consumo são na Andaluzia. É um dos pratos preferidos pelos turistas do sul da Espanha, sobre tudo pelo seu excelente sabor e por seus ingredientes mediterrâneos.

Gazpacho é um grande prato da cozinha espanhola

Un prato de Gaspacho Andaluz

►…leia mais sobre o gaspacho

Aprenda espanhol cozinhando pratos da culinária espanhola

sexta-feira, janeiro 20th, 2012

O espanhol é uma língua que pode ser praticada de várias formas, seja lendo livros, assistindo a filmes em espanhol, escutando músicas… Porém, uma das formas mais divertidas e envolventes de aprender espanhol na Espanha é praticar o idioma enquanto se cozinha algum prato típico da culinária espanhola.

Esta é uma atividade muito comum nas escolas de espanhol, onde muitas a tem como um opcional dentro de seus cursos. Para os estudantes, este tipo de atividade é muito interessante, já que não somente permite aprender espanhol e a cultura espanhola fora das salas de aula, como o faz de uma forma muito mais divertida – cozinhando.

Aprenda espanhol com a cozinha é uma boa atividade

Dois estudantes de espanhol em um curso de cozinha

►…leia mais sobre aprender espanhol cozinhando pratos da culinária espanhola

Escolas de espanhol e gastronomia: O roscón de Reyes

quinta-feira, janeiro 5th, 2012

Alguns dias atrás, dissemos a você que o “turrón” (torrone) é o doce típico de Natal na Espanha. Agora, lhe contaremos sobre outra iguaria tradicional da cozinha espanhola desta época, o “roscón de Reyes” (rosca de Natal), uma das delícias que não pode faltar em sua mesa se ​​você está na Espanha para aprender espanhol.

Como o próprio nome sugere, este é um doce típico consumido no dia 06 de janeiro, o dia de Reis, embora seja cada vez mais comum comê-lo ao longo de todo o período de festas, e sempre acompanhado por uma xícara de chocolate quente - uma mistura que você não pode perder se está aprendendo espanhol na Espanha.

Aprender espanhol na Espanha e desfrutar do roscón de Reyes

Roscón de Reyes

►…leia mais sobre o roscón de Reyes

Escolas de espanhol e gastronomia: Turrón, o doce do Natal

sexta-feira, dezembro 23rd, 2011

Os “polvorones” (tipo de doce amanteigado), o maçapão, o “mantecado”, as “peladillas” (amêndoas cobertas com um banho de açúcar)… Muitos são os doces típicos de Natal, mas um se destaca: o “turrón” (torrone). Este é um dos doces da gastronomia natalina da Espanha que não falta em nenhuma mesa nesta época, e que certamente já foi provado por todos os estudantes que estão na Espanha aprendendo a língua espanhola.

Este doce é elaborado à base de amêndoas e mel, uma mistura que já faziam os árabes na antiga Al-Andalus. Todavia, o torrone como se conhece hoje começou a ser fabricado no século XV em Jijona, uma aldeia na cidade de Alicante. Aqui nascem dois dos torrones mais conhecidos da Espanha: o “Turrón de Jijona” (macio, as amêndoas são trituradas até formar uma massa) e o “Turrón de Alicante” (duro, as amêndoas ficam inteiras). Se você está em nosso país para aprender a língua espanhola em Alicante, não pode deixar de experimentar algum destes torrones.

Aprender espanhol na Espanha e desfrutar do turrón

Turrón de Alicante y Turrón de Jijona

►…leia mais sobre turrón, o doce do Natal

Escolas de espanhol e gastronomia: O “Pacharán” de Navarra

sexta-feira, novembro 25th, 2011

O “Pacharán” (licor de abrunho) é um licor tradicional muito consumido na região de Navarra e em outras partes da Espanha, que já era conhecido e bebido pelos cidadãos da região desde a idade média. É uma bebida que muitos estudantes frequentando aulas de espanhol nas zonas de Navarra, La Rioja ou País Basco já experimentaram.

O licor, produzido principalmente em Navarra, é uma bebida derivada de álcoois naturais obtida pela maceração de abrunhos (fruto do abrunheiro) em erva-doce, que tem um teor alcoólico final entre 25% e 30%. Possui aroma e sabor frutado, agradável e doce, cor vermelha ou rosa intenso e aspecto atraente.

Escolas de espanhol e gastronomia: O pacharán

Garrafa Pacharán caseira

►…Continue a ler sobre pacharán de Navarra

Gastronomia espanhola para cursos de espanhol: A melhor omelete é feita em Bentazos

segunda-feira, novembro 14th, 2011

É o prato por excelência da cidade, que tem uma festa sobre esta deliciosa preparação no sábado 12 de novembro. Agora em Betanzos a omelete tornou-se a melhor da Espanha, e nenhum aluno que está realizando um curso de espanhol básico en Betanzos pode ir embora sem testar.

Este prêmio tem sido possível pelo galego Alberto Garcia Ponte, que foi vitorioso no XIII “Campeonato de Espanha de Tortillas de Patatas”, evento realizado em Elche em o evento “O Melhor da Gastronomia“.

Um curso de espanhol em Betanzos pode desfrutar o melhor da Espanha omelete

O Betanzos omelete

►…continue a ler se você não quer perder nada sobre a melhor omelete na Espanha

Cursos de espanhol e tempo livre: De pinchos em visita ao país basco

quarta-feira, outubro 26th, 2011

Andar pelas ruas da parte história da cidade, vendo os seus principais monumentos, e terminar o dia juntamente com os seus amigos em um dos bares do centro da cidade comendo uns pinchos, é uma das melhores coisas que os estudantes dos cursos de espanhol de San Sebastián, Bilbao ou Vitória podem fazer.

Um pincho, desde a sua concepção, era uma fatia de pão sobre a qual era colocada uma porção de comida. Atualmente, são combinados vários tipos de alimentos, com ou sem pão. Os ingredientes mais habituais são aqueles que são considerados típicos da cozinha basca, tais como a merluza, o bacalhau, a tortilha de batata, os pimentões recheados, champignons, entre outros. No País Basco é comum utilizar como acompanhamento uma pequena taça de vinho tinto ou um copo de cerveja, mais conhecido como “zurito”.

Pinchos com escolas de espanhol

Pratos com vários pinchos

►…leia mais sobre os pinchos em San Sebastian, Bilbao e Vitória

O “pulpo á feira”, o mais famoso da Galícia

sexta-feira, outubro 21st, 2011

Algumas escolas de espanhol em Santiago de Compostela, assim como em outras de cidades da região da Galícia como Vigo, Corunha, Betanzos, entre outros, os estudantes de espanhol realizam atividades de preparação de pratos típicos, sendo um deles o “pulpo á feira” (polvo ao estilo feira).

Da magnífica gastronomia da Galícia, pode ser que este seja o prato mais conhecido, ainda que no resto da Espanha seja chamado de “pulpo a lagallega” (polvo à galega). Embora seja o prato tradicional desta região, seu consumo se difundiu por toda a Espanha como uma “tapa” (petisco). Assim, se você estiver realizando um curso em alguma das inúmeras escolas de espanhol na Espanha, não perca a oportunidade de experimentar esta iguaria.

Gastronomia espanhola nas escolas espanholas

Duas mulheres preparando o pulpo á feira

►…leia mais sobre o pulpo á feira, o mais famoso da Galícia

O melhor café da manhã contra o frio: chocolate com churros

terça-feira, outubro 11th, 2011

Esta é uma das iguarias tradicionais da gastronomia espanhola, principalmente quando chega o inverno e temos de nos aquecer de manhã antes de sair de casa, ou mesmo como um saboroso lanche da tarde. O chocolate com churros é um daqueles costumes espanhóis que qualquer estudante estrangeiro que vem aprender espanhol em uma escola de espanhol na Espanha pode desfrutar durante sua estadia.

Esta é uma tradição muito ligada a Madri, a cidade espanhola em que mais se consome, onde chocolate com churros no café da manhã é um costume que remonta ao século XIX. A história conta que esta delícia começou a ser consumida primeiramente na Catalunha, ou mesmo que os árabes trouxeram à península, mas a verdade é que ninguém sabe exatamente quando e em que lugar da Espanha se popularizou esta combinação de café da manhã.

Hot chocolate with churros. Spanish in Tour.

Hot chocolate with churros

►…leia mais sobre chocolate com churros

Escolas de espanhol e gastronomia: O presunto Ibérico: ou rei da gastronomia espanhola

segunda-feira, setembro 26th, 2011

O produto espanhol por excelência, um manjar para o paladar, o rei da gastronomia espanhola… E, além de tudo isso, é benéfico para a saúde… Este é o presunto ibérico, possivelmente um dos produtos mais consumidos na Espanha e o mais procurado pelos turistas que vêm ao nosso país.

Conhecer o presunto não é fácil, e uma das primeiras lições para tanto é distinguir entre o presunto ibérico e o presunto serrano. O presunto ibérico é aquele que provém de suínos nativos da Península Ibérica e tem pureza de pelo menos 50% desta raça, enquanto que o serrano é aquele que procede de alguma variedade de raça branca de porco, que é curado em um clima mais frio e seco. Assim, quando você for fazer uma refeição em algum restaurante depois de sua aula na escola de espanhol, não se confunda ao pedir o presunto, que se pode identificar por sua pele escura e por suas patas negras.

Ibérico de bolota presunto

Ibérico de bolota presunto

►…leia mais sobre o presunto Ibérico, ou rei da gastronomia espanhola

A paella, um dos pratos preferidos nas escolas de Espanhol

quinta-feira, julho 14th, 2011

Todo estudante que esteja na Espanha visitando ou realizando um curso para aprender espanhol, não pode retornar a seu país sem experimentar um dos pratos mais típicos e representativos da gastronomia espanhola a nível internacional: a Paella. Existem muitas variantes deste prato ao longo de todo o território nacional, porém a melhor e mais variada paella da cozinha de nosso país, e a que recomendamos a todos aqueles vêm estudar espanhol, é a Paella Valenciana.

Uma das atividades mais praticadas pelos alunos nas escolas de Espanhol é aprender a preparar este prato. A paella não é fácil de ser preparada, já que é necessário conhecer alguns passos que devem ser seguidos para sua preparação. Deve-se prestar muita atenção durante sua elaboração, entretanto, com um pouco de prática, qualquer estudante de espanhol pode ser capaz de fazer uma paella e gabar-se por isso.

Paella é um prato para a prática nas escolas espanholas

A paella em fogo

►…leia mais sobre a paella, um dos pratos preferidos nas escolas de Espanhol

Aprenda a cozinhar participando dos cursos de espanhol: A tortilla de batatas

sexta-feira, abril 29th, 2011

Cozinhar uma tortilla de batatas é uma atividade comum praticada pelos estudantes que estão aprendendo espanhol na Espanha. É um dos pratos mais populares que as famílias geralmente preparam para comer nos seus lares, como também faz parte do cardápio dos melhores restaurantes. De todos os modos, frequentemente é servida com uma tapa ou como aperitivo nos bares para acompanhar uma cerveja ou um vinho.

Fica pronta em aproximadamente 30 minutos, incluindo a preparação e o seu cozimento. Os ingredientes são simplesmente os ovos, as batatas, e as cebolas, uma panela com azeite, de preferência azeite de oliva e um pouco de sal. A popularidade dos ingredientes e recursos facilita a sua prática como uma atividade nas escolas de espanhol para estudantes que estão aprendendo o idioma espanhol na Espanha.

Cortar as batatas em círculos transversais bem finos, um pouco mais grossos do que o corte para fazer batata frita, e a cebola em pedaços pequenos. Coloque as batatas e a cebola para a panela, após o azeite estar aquecido, para fritar. Enquanto as batatas estão sendo fritas vá preparando os ovos batidos. Tanto os ovos batidos como as batas e as cebolas poderão ser temperados com um pouco de sal, de forma independente.

A omelete, uma prato para estudantes de espanhol

Pincho de tortilla

►…leia mais sobre a tortilla de batatas