Os “polvorones” (tipo de doce amanteigado), o maçapão, o “mantecado”, as “peladillas” (amêndoas cobertas com um banho de açúcar)… Muitos são os doces típicos de Natal, mas um se destaca: o “turrón” (torrone). Este é um dos doces da gastronomia natalina da Espanha que não falta em nenhuma mesa nesta época, e que certamente já foi provado por todos os estudantes que estão na Espanha aprendendo a língua espanhola.
Este doce é elaborado à base de amêndoas e mel, uma mistura que já faziam os árabes na antiga Al-Andalus. Todavia, o torrone como se conhece hoje começou a ser fabricado no século XV em Jijona, uma aldeia na cidade de Alicante. Aqui nascem dois dos torrones mais conhecidos da Espanha: o “Turrón de Jijona” (macio, as amêndoas são trituradas até formar uma massa) e o “Turrón de Alicante” (duro, as amêndoas ficam inteiras). Se você está em nosso país para aprender a língua espanhola em Alicante, não pode deixar de experimentar algum destes torrones.
Esta área do Mediterrâneo tem uma matéria-prima abundante e de qualidade, o que proporcionou em Jijona o surgimento do melhor torrone da Espanha. Apesar de mel e amêndoas serem os ingredientes do verdadeiro torrone, ao longo dos anos foram sendo acrescentadas às antigas receitas novos ingredientes, tais como chocolate, trufas, coco, café, iogurte, “crema catalana”, etc.
Agora que estamos no Natal, uma das coisas que você não pode esquecer se está na Espanha aprendendo a língua espanhola é de provar o “Turrón de Jijona” e os doces típicos desta época.