A Espanha sempre foi um país onde o turismo significava apenas sol e praia. Entretanto, há alguns anos, outras formas de turismo começaram a ter uma grande importância, entre elas o turismo idiomático. Vir à Espanha para estudar espanhol enquanto se pratica o turismo é um novo incentivo para muitos estrangeiros que desejam aprender o idioma - o segundo mais falado no mundo como língua materna e o terceiro considerando os que a falam como primeira e segunda língua. O espanhol também é o segundo idioma mais estudado no mundo depois do inglês, e o terceiro mais usado na Internet (7,8% do total). As estimativas são de que em 2050 pelo menos 10% da população mundial fale o espanhol.
Em outros países como a Alemanha, França e Reino Unido, esta concepção do ensino de idiomas como recurso turístico já é amplamente utilizada.
Na Espanha, ao longo dos últimos anos, tem-se experimentado a consolidação do turismo idiomático como um importante produto turístico a nível nacional, tornando-se uma tendência com grandes expectativas de crescimento. A Espanha e seu idioma são cada vez mais atraentes para o mundo, e este crescente interesse por tudo o que envolve este país (cultura, gastronomia, festas, tradições…) pode transformar o turismo idiomático em uma grande oportunidade de atrair turistas.
Entretanto, aprender o espanhol já não é apenas uma resposta a uma curiosidade pessoal pela cultura e pelo idioma, mas começa a ser imprescindível no mundo dos negócios.
Já existem muitas cidades nas quais este tipo de turismo tem grande importância, como em comunidades autônomas como Andaluzia, Castela e Leão, Catalunha, Comunidade Valenciana, Rioja ou Madrid, que já estes lugares contam com estratégias e planos definidos com a intenção de potencializar e aquecer o turismo idiomático, atraindo estrangeiros para estudar espanhol e impulsionando sua aprendizagem como atrativo turístico.
Promover o estudo do espanhol na Espanha a fim de atrair estrangeiros é uma tendência que vem crescendo e na qual se deve apostar fortemente, especialmente em países emergentes como Brasil, China, Índia, Rússia e Japão, onde o interesse pelo idioma cresce a cada ano.
E que melhor lugar para aprender espanhol do que na Espanha? O país que é o quarto em número de turistas, o segundo mais visitado para turismo e o primeiro com o maior período de permanência temporária.
Imagem Universidade de Navarra. http://bit.ly/fjiurt