Esta é uma das iguarias tradicionais da gastronomia espanhola, principalmente quando chega o inverno e temos de nos aquecer de manhã antes de sair de casa, ou mesmo como um saboroso lanche da tarde. O chocolate com churros é um daqueles costumes espanhóis que qualquer estudante estrangeiro que vem aprender espanhol em uma escola de espanhol na Espanha pode desfrutar durante sua estadia.
Esta é uma tradição muito ligada a Madri, a cidade espanhola em que mais se consome, onde chocolate com churros no café da manhã é um costume que remonta ao século XIX. A história conta que esta delícia começou a ser consumida primeiramente na Catalunha, ou mesmo que os árabes trouxeram à península, mas a verdade é que ninguém sabe exatamente quando e em que lugar da Espanha se popularizou esta combinação de café da manhã.
O chocolate com churros é tradicional não somente em nosso país, mas também em outros de língua espanhola como México, Argentina, Colômbia, Chile, Uruguai e Venezuela, embora muitos destes países deem o seu toque pessoal, como o churros recheado com doce de leite, tão adorado pelos argentinos, ou cobertos de açúcar e canela, na Colômbia.
Na Espanha, outra forma muito tradicional de comer esta iguaria é nas “churrerías” (lugar onde se fazem e vendem churros) temporárias colocadas nas festas de uma cidade ou vila, e que estão sempre cheias quando a fome aparece no final de uma longa noite de festa com os amigos.
Assim, quando chegar o frio na cidade em que você estiver fazendo seu curso de espanhol na Espanha, você já sabe que pode escolher entre tomar café da manhã, lanchar ou terminar uma noite de festa com um delicioso chocolate com churros. E, se você estiver fazendo um curso de espanhol em Madri, não deixe de visitar a conhecida chocolataria San Ginés, com mais de 100 anos de serviço e tradição.
Imagem chocolate com churros. Yosoynuts. http://bit.ly/AsCDwz