Andar pelas ruas da parte história da cidade, vendo os seus principais monumentos, e terminar o dia juntamente com os seus amigos em um dos bares do centro da cidade comendo uns pinchos, é uma das melhores coisas que os estudantes dos cursos de espanhol de San Sebastián, Bilbao ou Vitória podem fazer.
Um pincho, desde a sua concepção, era uma fatia de pão sobre a qual era colocada uma porção de comida. Atualmente, são combinados vários tipos de alimentos, com ou sem pão. Os ingredientes mais habituais são aqueles que são considerados típicos da cozinha basca, tais como a merluza, o bacalhau, a tortilha de batata, os pimentões recheados, champignons, entre outros. No País Basco é comum utilizar como acompanhamento uma pequena taça de vinho tinto ou um copo de cerveja, mais conhecido como “zurito”.
Pedir um pincho não é o mesmo que pedir uma tapa, porém existem semelhanças. Dependendo da cidade espanhola onde se encontrem para estudar a língua espanhola, vocês poderão encontrar a expressão pinchos ou tapas. O pincho geralmente tem como característica uma fatia de pão acompanhada de um palito, ainda que nem sempre seja assim. A tapa geralmente é apresentada em um prato pequeno. De outra parte, usualmente a tapa é oferecida, gratuitamente, como uma gentileza do bar enquanto que os pinchos são escolhidos pelo cliente mediante pagamento, ainda que também nem sempre sejam assim. A denominação de um costume ou outro às vezes é mais atribuída à cidade do que à própria culinária.
Os pinchos estão associados à gastronomia basca, mesmo que também façam parte dos costumes das regiões da Cantábria, Navarra ou La Rioja. Os pinchos são comumente apreciados antes das refeições, porém cada vez mais as pessoas os utilizam em substituição ao almoço ou até mesmo da janta, o que é denominado chiquiteo. Isto consiste em ir de bar em bar com um grupo de amigos para beber algum vinho ou cerveja acompanhados depinchos. Por isso, se você está realizando um curso de espanhol em São Sebastião, Bilbao ou Vitória ou em outra cidade do País Basco esta é uma grande oportunidade para praticar o espanhol enquanto desfrutas de uma excelente gastronomia.
Imagem pinchos. Telle. http://bit.ly/uVtyEX
Tags: estudar espanhol na espanha, lazer na espanha, tradições em Espanha