Todo estudante que esteja na Espanha visitando ou realizando um curso para aprender espanhol, não pode retornar a seu país sem experimentar um dos pratos mais típicos e representativos da gastronomia espanhola a nível internacional: a Paella. Existem muitas variantes deste prato ao longo de todo o território nacional, porém a melhor e mais variada paella da cozinha de nosso país, e a que recomendamos a todos aqueles vêm estudar espanhol, é a Paella Valenciana.
Uma das atividades mais praticadas pelos alunos nas escolas de Espanhol é aprender a preparar este prato. A paella não é fácil de ser preparada, já que é necessário conhecer alguns passos que devem ser seguidos para sua preparação. Deve-se prestar muita atenção durante sua elaboração, entretanto, com um pouco de prática, qualquer estudante de espanhol pode ser capaz de fazer uma paella e gabar-se por isso.
Este prato é feito em uma panela chamada paella ou paellera, e é daí que vem o nome do prato mais famoso da cozinha espanhola. Paella é uma panela que teve o cabo retirado e, em seu lugar, colocadas duas alças.
Vários ingredientes são necessários, os quais podem ser comprados por todos os alunos que estão realizando um curso de espanhol na Espanha em qualquer supermercado. São eles: arroz (grão redondo), frango, coelho, feijão verde, tomates, azeite de oliva, pimenta vermelha, sal, um raminho de alecrim e açafrão. Embora estes sejam os ingredientes típicos da paella, você pode encontrar outras receitas com diferentes ingredientes, tais como frutos do mar, legumes, lagosta, camarão e muitos outros.
Esta iguaria é preparada em questão de 60 minutos. Por isso, enquanto estiver preparando uma paella na sua escola de espanhol, você pode aproveitar para colocar em prática o que aprendeu em sala de aula.
Para começar, devemos nivelar o arroz da paella distribuindo-o uniformemente e fervendo tudo por igual. Para fazer isso, derrame um pouco de óleo e tente mantê-lo no centro da paella. Quando os ingredientes estiverem bem nivelados, acende-se o fogo e espera-se até que o óleo esteja bem quente para fritar o coelho e o frango (bem picado e sem pele). Quando a carne estiver bem dourada, remova-a para a borda da panela deixando o centro da paella vazia.
Em seguida, adicione o feijão e, assim como com a carne, frite sem queimá-lo. Logo, adicione o tomate e refogue bem. No momento em que todos os ingredientes acima estiverem prontos, misture-os e refogue brevemente, adicionando o pimentão e imediatamente a água (como referência, o dobro de água do que de arroz, para cobrir quase que completamente o recipiente). Coloque sal, acrescente o açafrão e deixe cozinhar em fogo médio por 30 a 40 minutos.
Antes de adicionar o arroz devemos verificar se o caldo está bem temperado. Em caso afirmativo, adicione o arroz e espalhe por toda a paella. Cozinhe em fogo alto por 6 a 8 minutos, mais 10 minutos em fogo baixo e então adicione um raminho de alecrim. Quando faltarem 5 minutos, coloque em fogo mínimo para, finalmente, deixar repousar de 5 a 8 minutos.
À mesa, você pode comer a paella em um prato individual, mas se você quiser seguir a tradição, coma diretamente da paella (panela). Você já sabe: não há nada melhor do que aprender espanhol na Espanha enquanto se saboreia um dos melhores pratos da cozinha espanhola.
Imagem paella fogo. Mccun934. http://bit.ly/se7hLS
Imagem paella. Jan Harenburg. http://bit.ly/uNK4sW