Alguns dias atrás, dissemos a você que o “turrón” (torrone) é o doce típico de Natal na Espanha. Agora, lhe contaremos sobre outra iguaria tradicional da cozinha espanhola desta época, o “roscón de Reyes” (rosca de Natal), uma das delícias que não pode faltar em sua mesa se você está na Espanha para aprender espanhol.
Como o próprio nome sugere, este é um doce típico consumido no dia 06 de janeiro, o dia de Reis, embora seja cada vez mais comum comê-lo ao longo de todo o período de festas, e sempre acompanhado por uma xícara de chocolate quente - uma mistura que você não pode perder se está aprendendo espanhol na Espanha.
A rosca de Natal é um bolo círcular, como uma coroa, coberto por pedaços de frutas cristalizadas coloridas e açúcar. A versão clássica normalmente não inclui qualquer outro ingrediente, mas hoje em dia está cada vez mais na moda rechear-las com nata, chocolate ou creme. Dentro do bolo são normalmente colocadas figurinhas escondidas, as quais são sempre a de um Rei ou a de uma fava seca. A tradição diz que se você encontrar a figura do rei, é coroado rei da festa e veste a coroa de papel que vem com a rosca de Natal. Se encontrar a fava, terá que pagar a iguaria.
Embora a origem do doce não tenha nenhuma relação com os Reis Magos, mas com o deus Saturno, em nosso país esta tradição está presente há muitos anos e, se você está na Espanha para aprender espanhol, é, sem dúvida, uma ótima oportunidade de saborear um de seus melhores doces.
Imagem roscón. Keith Williamson. http://bit.ly/AiVTXp
Tags: cozinha espanhola