Existe um município na Espanha, a menos de 40 km da cidade de Valência, onde o tomate, um dos alimentos mais importantes de nosso país, é o principal protagonista de uma das mais extraordinárias festas que são celebradas ao longo do território espanhol, a “Tomatina de Buñol” - uma festa onde os participantes jogam tomates uns nos outros durante uma hora.
Esta festa acontece na última semana de agosto no município valenciano de Buñol. Não existem desculpas para aqueles que estiverem realizando um curso de espanhol em Valencia não participarem desta festividade. O evento se transformou em uma atração tanto para os espanhóis como para os turistas estrangeiros, pois a cada ano é maior o número de participantes. Esta é sem dúvida uma das melhores oportunidades para quem veio estudar espanhol na Espanha de curtir uma das festas mais famosas de nosso país.
A celebração iniciou em 1945 e, depois de vários cancelamentos ao longo dos anos, em 1983 tornou-se popular graças, em grande parte, a uma reportagem exibida na televisão. Deste então, a cada ano aumenta o número de visitantes que vêm participar da festa. Tal sucesso fez com que a “Tomatina de Buñol” fosse declarada uma festa de interesse turístico internacional em 2002.
A Tomatina começa às 10 horas com o chamado ”pau de sabão”, que é a subida em um poste engordurado para se alcançar um presunto (aquele que pega desce), dando início à festa justamente neste momento. A partir daí começa a loucura. Vários caminhões cheios de tomate aparecem na Praça do Povo e todos começam a jogar-se tomates. Depois de uma hora de luta constante a “tomatadas”, a guerra de tomates é encerrada e pode-se ver a praça coberta por um monte de tomates e pessoas banhando-se em rios de suco de tomate.
Para os alunos que estão na Espanha para aprender espanhol e visitam Buñol para participar do evento, uma série de regras e dicas se fazem necessárias para garantir a diversão sem problemas. Não é permitido jogar camisetas nem rasgar as dos outros. Os tomates devem ser esmagados antes de serem jogados, pois desta forma o golpe não será tão forte. E assim que a luta terminar deve-se parar de atirar. Também é muito importante manter uma distância segura do caminhão, para evitar qualquer acidente. Além do mais, é aconselhável usar roupas velhas ou que você não precise usar novamente, já que depois de terminar a batalha é provável que você tenha que jogá-las fora. Da mesma forma, colocar uma máscara ou óculos de proteção pode vir a calhar, já que o ácido do tomate em contato com os olhos pode causar muita coceira.
Desta forma, se você estiver em uma escola de Espanhol em Valência ou em qualquer outra cidade da Espanha, você não poderá perder a Tomatina de Buñol, tomar um banho e ficar encharcado de tomate, que fazem muito bem para a pele!
Imagem camião. Flydime. http://bit.ly/oDcSO5
Imagem chica en tomate. Flydime. http://bit.ly/n4PwmV
Tags: escolas de espanhol na Espanha, estudantes de espanhol, festas na espanha