Estudar espanhol na Espanha está em crescimento. Por um lado,uma boa notícia recentemente publicada sobre a língua espanhola, e por outro o crescimento otimisma sobre as tendências do turismo na Espanha.
Esta semana, o Instituto Cervantes apresentou a edição 2012 do Anuário “O espanhol no mundo.” O documento reflete que já existem 495 milhões de pessoas que usam esta língua como língua materna e são já mais de 18 milhões de pessoas estudando espanhol. Eles também relataram que o espanhol tornou-se a terceira língua mais utilizada na Internet, depois do Inglês e o Chinês. No caso do Twitter é a segunda colocada, tendo avançado a posição do chinês, com um rápido crescimento.
Em relação ao turismo a Espanha recebeu 57,8 milhões de turistas internacionais em 2012, 3 % superior a 2011, mas a receita aumentou 5,9 %. Europa Press publicou recentemente os dados apresentados na audiência do Ministro da Indústria, Energia e Turismo José Manuel Soria.
Espanha está bem posicionada no ranking do número de chegadas de turistas internacionais, depois da França (com um valor próximo a 80 milhões de turistas), e os Estados Unidos (com mais de 62 milhões), e também da China, mas com pouca diferença. No entanto, a Espanha é a mais turística. Se analisamos os números do grupo de 10 países que recebem mais turistas internacionais, em apenas dois deles, França e Espanha , o número de turistas que visitam o país é maior do que a população do país.
Se calcularmos as taxas relativas de turistas sobre a população de cada país, ou de acordo com o território, Espanha e França destacam-se muito mais do que outros países, deixando estos dois paises com taxas similares. Mas a Espanha bate França em períodos de estadia e tambem na receita média por turista. A razão é que a Espanha recebe maior estância turística, o que justifica ao tempo a maior receita. Em tempo de permanência por turista Espanha é líder internacional do grupo, o país mais turístico.
Se a relação fosse para considerar a contribuição do turismo para o PIB de cada país, a Espanha também excede consideravelmente a França e ao resto dos países de turismo do topo. Portanto, se combinar os benefícios da Espanha e os desenvolvimentos positivos para 2013, e tambem as boas perspectivas para a língua espanhola no mundo, podemos concluir que o estudo de espanhol na Espanha tem grandes expectativas para o próximo ano. Escolas de espanhol em Espanha devem estar preparadas para uma boa temporada.
Tags: Espanha, estudar espanhol na espanha, O espanhol no mundo, OMT, turismo