Aprender espanhol na Espanha oferece a oportunidade de conhecer uma longa lista de diferentes tesouros intangíveis disponíveis no país. O Património Cultural Inmaterial (também chamado intangível) é parte de um programa da UNESCO que procura assegurar a melhor visão e consciência de sua importância. O programa foi criado em 2008, quando a Convenção entrou em vigor.
Apenas alguns dias atrás, os Pátios de Córdoba receberam a declaração da UNESCO Património Cultural Inmaterial da Humanidade. É um festival que se realiza todos os anos no mês de maio, onde os pátios mais proeminentes e antigos são abertos ao público para participar numa competição que começou em 1921.
Em Córdoba, o modelo inicial das casas eram hispano-romana e mais tarde com influência árabe, fase que deu a sua fisionomía atual. No século XIX, tornaram-se casas multi-familiares, por isso ficaram conhecidas como cortiços. Cada Natal você pode visitar alguns pátios, cuja localização, detalhes e horários podem ser verificadas neste link: Pátios de Córdoba.
A lista completa representante do Património Cultural Inmaterial da Humanidade na Espanha é:
- El Misterio de Elche, 2008.
- La Patum de Berga, 2008.
- El Consejo de Hombres Buenos de la Huerta de Murcia, 2009.
- El Tribunal de las Aguas de la Huerta de Valencia, 2009.
- El Silbo gomero, isla de La Gomera (Islas Canarias) , 2009.
- La Cetrería, 2010.
- El Canto de la Sibila de Mallorca, 2010.
- El Flamenco, 2010.
- Los “castells” , 2010.
- La Dieta mediterránea, 2010.
- La Fiesta de «la Mare de Déu de la Salut» de Algemesí, 2011.
- La Fiesta de los Patios de Córdoba, 2012.
Córdoba, como destino para aprender espanhol em Espanha, agora adiciona um incentivo adicional para uma cidade que já tem a declaração de Património Mundial para seu centro histórico, com o agradável bairro judeu e da excelente Mesquita. Córdoba é uma cidade muito atrativa para estudar espanhol.
Imagem: Patio cordobés, by Miguel Llamas http://goo.gl/HhV8s