Os nobel do espanhol.

setembro 29th, 2013

O primeiro Prêmio Nobel foi outorgado em 1901, um ano depois da criação da Fundação Nobel e cinco depois da morte de Alfred Nobel, industrial sueco e inventor da dinamite. Neste primeiro ano já se entregaram Prêmios nos campos de Literatura, Física, Química, Medicina e o da Paz. Desde 1969 também se concede o Prêmio na disciplina de Economia.

O Prêmio Nobel de Literatura é decidido pela Academia Sueca, e foi concedido todos os anos desde 1901, exceto em 1914 e 1918, devido a Primeira Guerra Mundial, em 1935, que ficou em branco nesta categoria, e também nos anos de 1940 à 1943, devido a Segunda Guerra Mundial.

Escritores vencedores do Prêmio Nobel de Literatura no idioma espanhol - Spanish in Tour - Escuelas y cursos de español

Escritores vencedores do Prêmio Nobel de Literatura no idioma espanhol

O idioma espanhol é o quarto em número de vencedores nesta categoria, com 11 Prêmios. Em primeiro lugar se encontra o inglês, com 28, e em segundo o francês, com 14, e em terceiro o alemão, com 12, referente ao Prêmio de Literatura. O seguinte é o sueco, que conta com 7 vencedores.

Com relação aos países que conseguiram este Prêmio de Literatura, o primeiro lugar é da França, com 14 laureados. O seguinte Alemanha e Estados Unidos, com 11, Reino Unido, com 8 e Suécia, com 7. O seguinte é a Espanha, com 6 Prêmios, sómente cinco dos autores são nascidos na Espanha. Mario Vargas Llosa, peruano de Arequipa, também computa como espanhol ao ter esta nacionalidade.

Vargas Llosa foi o último premiado entre os escritores deste idioma, em concreto recebeu o Prêmio no ano de 2010. Sua primeira novela e uma das mais importantes foi “A cidade e os cachorros”, de 1963. Tanto esta como “A festa do bode”, de 2000, foram levadas ao cine. A última e recém publicada é “O herói discreto”, de 2013. Além do Prêmio Nobel o escritor também foi premiado com o Prêmio Príncipe de Asturias de Letras, e o Prêmio Cervantes.
Os países que têm representação no Prêmio Nobel de Literatura em espanhol são: Chile, Colombia, Espanha, Guatemala, México e Perú. Os autores destes países aparecem detalhados no quadro anterior e suas obras serviram para impulsar a literatura no nosso idioma, assím como o interesse por estudar a língua e os cursos de espanhol.

Tags: ,

Leave a Reply